sexta-feira, 14 de novembro de 2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008



"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor".

Chico Science

Buscando Equilíbrio

Infelizmente não compreendemos bem esse negócio de ser meio racional, meio animal. O homem não consegue ainda viver bem com isso. Busca a racionalidade total em meio a crises agudas de consciência. E assim vive mal!
Procuramos de todas as formas controlar as emoções, não nos entregarmos tão facilmente. Planejamos regimes, nos empenhar mais no trabalho e tudo o mais que prometa colocar nossas vidas nos eixos, mas não. Ao primeiro sinal de angustia atacamos os doces, o trabalho sempre fica relegado ao segundo plano em detrimento da esbórnia e as nossas vidas descarrilam fatalmente nos precipícios do prazer. Perdemos vergonhosamente para o lado animal, irracional, das sensações, dos prazeres da carne. Frente a isso não há razão que dê conta!
O problema é que não convivemos bem com isso. Se não ligássemos, tudo bem! A questão é que vivemos numa situação de racionalidade máxima. Não permite-se mais extravagâncias da alma!
De tudo que planejamos nunca contamos com um fator decisivo e responsável pelos nossos fracassos, que é a simples vontade humana. Capaz de deitar o mais belo castelo de cristal (como diria Dostoievski). A perfeição mais sublime almejada pelo homem só se perde por culpa dele mesmo. E na tentativa de viver de maneira equilibrada (e racional), em harmonia, desgasta-se a confiança em si próprio não restando nada mais então que entregar-se ao desânimo e às paixões desenfreadas.


Tito Igatha

07/07/2002

Qual a idéia do Blog

A idéia do Blog é a seguinte: Acho chato ficar mandando texto para os outros. Sei que ninguém tem saco de ler o que mandam. Então, como diz um dos textos, "Quem tiver saco que leia". Ficarei feliz com possíveis comentários.

Eu

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Eu. Não faço nada!

Eu. Não faço nada!

“As obras que eu faço, não sou eu que as faço, mas é o Pai em mim que faz as obras; de mim mesmo eu nada posso fazer”.
(Jesus, o Cristo)

Na explicação filosófica oferecida pelo tradutor e filósofo Huberto Rohden, diz o texto que “para ser benfeitor da humanidade, é necessário e suficiente ser bom. O homem não atua pelo que faz e diz, mas sim pelo que é”.
E estas palavras me recordaram certas palavras de Sócrates quando diz não ter nada a ensinar a Alcebíades, que apenas atua através do seu amor, da sua presença.
Maior semelhança impossível!
E agora, ao ler estas sábias palavras, sinto uma enorme tranqüilidade em relação ao meu “papel”, minha função de “professor”. Eu que sempre me questionei quanto ao “saber algo” (antes mesmo de conhecer Sócrates já sabia que nada sabia!), agora ter de “ensinar” algo, transmitir conhecimentos...
Ensinar o quê? Tenho mais é que aprender muito! Mas aí vi na prática, que não poderia “aguardar” possuir o conhecimento para interagir e buscar a realização.
Aprendí com certo poeta español que: “Lo camino se hace, haciendo”.
Aprenderia somente na prática diária, nunca alcançaria um conhecimento “acabado”.
E quando me encontro entre os meus, me pergunto o que é mais importante: as palavras que busco pronunciar ou o meu próprio comportamento e o amor que lhes transmito?
Nesse sentido sim, me considero um canal de comunicação do Sagrado. Estou “nessa” apenas como “rádio receptor e transmissor”. Uma espécie de antena da sabedoria cósmica (se me permitem a “metáfora”).

Sensei NiNo Sca

15/03/2206