quinta-feira, 15 de outubro de 2009


Crime e Castigo
Esse "tiozinho" aí do lado me fez chorar.
Pra quem não conhece, esse é o tal do Dostoiévski, Fiódor (só isso!).
Escritor russo que melhor compreendeu a alma do povo sofrido e humilhado (aliás, grande livro seu: Humilhados e Ofendidos). Foi nesse daí que chorei.
Primeiro capítulo e morre o cão (Azorka) do pobre e miserável velhinho! Puta merda, começou a desgraça!
Tinha um professor que me dizia para parar de ler essas coisas melancólicas e ir para a vida (ele tinha razão). Mas o que aprendi e aprendo com esse figura nenhuma aula irá me ensinar.
Nesse momento releio "Crime e Castigo" e vejo mais uma vez porque gosto tanto dos "russos" e esse em especial.
Para quem quer emoções fortes e tem "culhão" pra tanto.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009



Seu TiTo Leprechau vive na Irlanda.

Mesmo pressionado não divulga o segredo: onde está o pote de ouro!!!

"Nem F...!!!"


Seize the day – Carpe Diem

Talvez seja a pretensão maior querer indicar e escrever algo sobre o filme “Sociedade dos poetas mortos”, já que todos o citam e o colocam como grande lição a ser aprendida. Indicação de 10 entre 10 professores!
Mas por que o indicam? Pelo “Carpe Diem”, “Seize the day”, aproveite a vida, simplesmente? Ou pelo seu valor paradigmático (uma nova educação)?
É por este ponto que gostaria de indicar o grande filme: um aprendizado para o sentimento, para as emoções, apenas isso...
Que educação penso para meus garotos? Que tipo de formulações desejo que façam? O que é mais importante para as suas vidas? A lógica aristotélica comandante da nossa razão cartesiana ou a “voz do coração”, intuição, abertura, “alétheia-desvelamento” do ser-aí?
Quero que sintam mais e pensem menos (ou que pensem melhor), que aprendam a desculpar-se quando errados, que não se envergonhem por amar, viver, odiar. Sentimentos humanos indesejados num quotidiano racional, prático e anti-séptico!
Devo lhes preparar para o vestibular, para que respondam com exatidão quem foi Sócrates e quando viveu, ou lhes preparar para que busquem viver com e como Sócrates? Com amor à vida, ao Sagrado, à Verdade e respeitando com toda a deferência o nosso “daemon” e com a única certeza de que nada sabemos?
Esse é o filme que recomendo.


TiTo Igatha
24/01/2007
Sweetwater

Nem lembro como o Magro descobriu esse som, só sei que amamos e recomendo.

Psicodélico total, anos 60, Woodstock demais!!!

http://www.youtube.com/watch?v=Y8xpIMeoU_E&feature=related

Dá uma olhada e depois me fala!