sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Temas de uma aula de filosofia

Temas de uma Aula


Sobre o que falei na minha primeira aula:
- Palestinos X Israelenses
- Muro de Berlim;
- Guerras Históricas;
- Criação da ONU;
- 2o Guerra Mundial;
- Nazismo e Star Wars (referências implícitas);
- Darth Vader (Star Wars), lado negro da força como representação psicológica – um estudo psicológico dos personagens e contexto da Trilogia (Star Wars);
- Yroshima e Nagasaki (bombas atômicas);
- Sabedoria Oriental;
- Sua transformação em Filosofia (Ocidental);
- Observamos o mapa-múndi e suas outras relações históricas;
- Surgimento do primeiro homem na África;
- Início da civilização;
- Política partidária X Política aristotélica;
- Bioética;
- Transgênicos; Seicho-no-ie e budismo;
Tudo entremeado por Heráclito, Sócrates, Big Brother, questões sociais e sociedade de consumo, propagandas e suicídios. Problemas e problemas, ricos e pobres, o sofrimento humano.
Uma aula de filosofia no mínimo inusitada.
Ps. Tudo isso em 50 minutos, um recorde.



NiNo Sca
11/02/2004

LOS ANGELES – Bettie Page, uma das mais famosas modelos "pin-up" e um dos ícones da revolução sexual nos anos 60, morreu em Los Angeles aos 85 anos. Suas fotos em poses provocadoras, geralmente de biquíni, a transformaram em um dos símbolos sexuais do século 20.
12/12/2008
Ps. Que dó!!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008



Seu TiTo nas Barricadas de 68, França.

Lutando pela sua criação de porcos e vinho.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pensamentos

“ O educador de amanhã... sentirá as qualidades de vida em cada criança, reconhecerá suas qualidades específicas e fará tudo para que elas possam ser desenvolvidas... ele se familiarizará com as qualidades emocionais naturais que variam de uma criança a outra e aprenderá a levar em conta as influências sociais que se opõem de perto ou de longe a estas qualidades vivas”.
Reich, Wilhelm

“A música está em tudo. Do mundo sai um hino”
Victor Hugo (1802-1885)

“Quem anda na ponta dos pés fica sem firmeza”.
Lao-Tsé – Filósofo Chinês

“O melhor brinquedo de todos é a nossa imaginação”
Rachel de Queiroz

“O amor ensina até os asnos a dançar”
ditado francês

Seu TiTo participando da Resistência Francesa...
Entregava mensagens disfarçado como um bom velhinho.

Cobro Comprometimento




Cobro comprometimento. Do aluno que assiste minhas aulas, assim como estou comprometido com as aulas que devo transmitir. Aliás, acho que esta será a principal forma de avaliação daqui por diante. Tenho muito mais consideração com o garoto que se esforça e com um olhar demonstra a luta pela compreensão, mesmo sendo um “analfabeto funcional”, do que aquele outro aluno cínico (no sentido negativo do termo) que por trás, pelas costas, está lhe tirando de idiota, com maldade e malícia.
Cobro comprometimento dos professores, assim como me cobro além do devido. Não adianta ficar reclamando de salário e condições. Foda-se, ninguém, tem nada a ver com os seus problemas! E como fazem aqueles mestres do interior do sertão que nem lousa tem? Não é só com computador que se faz conhecimento. Basta lembrar dos antigos aedos-poetas que transmitiam oralmente toda a tradição. Sem lousa, nem computador.
E principalmente, cobro o compromisso primordial desses filhos da puta que nunca são punidos, andam de terno e gravata, carro blindado, roubam bilhões e criam os próprios benefícios em nome da lei (como aumentar o próprio salário). Vendo o que é feito, penso que o povo deveria tirar todo mundo de lá na porrada, e descer o cacete. Veja bem, não estou incitando à violência, só acho que a justiça do jeito que está é mais uma mentira (das tantas). Ela defende principalmente os que deveriam ser punidos (e nem falei nada de classe social, não sou partidário).



TiTo Igatha
25/07/2008



Certas influências de leitura

Acho que eu deveria parar com essa mania idiota de pensar que tudo na vida têm um significado para além da simples aparência. Um sentido transcendental que oferecesse um sentido a tudo, mesmo que desconhecido para nós.
Nada, nada, tudo é assim porque têm de ser assim! Não há nenhuma explicação satisfatória, nem mesmo uma insatisfatória (o que já ajudaria!). Devemos parar de nos enganar desta forma e encarar a crua realidade. Realidade sem subterfúgios, o que não aceitamos.
Tudo é tão sem sentido para nós, que isso por si explica toda tentativa de explicações e filosofias.
Estou descrente de tudo, gostaria de simplesmente viver sem maiores porquês. Não ficar perguntando infinitamente sobre o que me escapa por natureza. É por natureza que não compreendemos nada de nada, então um movimento anti-natural essa tendência a dar respostas.
Buscar as respostas faz parte da nossa constituição visto a nossa incompletude, agora dar respostas não nos caberia! Como diz o fragmento de Heráclito, deveríamos simplesmente seguir o que é comum. O que isso quer dizer, talvez seja a idéia de simplesmente viver na medida do possível em conformidade com o movimento da natureza, movimento natural das coisas, bem o contrário do que nós mesmos acabamos fazendo, quando por exemplo resolvemos tomar as coisas em nossas mãos e agir de acordo com a nossa “vontade”.
Minhas vontades só me arrumam encrencas e novas dores de cabeça.


TiTo Igatha
21/11/2003

Pensamentos

“A natureza envia o filósofo à humanidade como uma flecha; ela não visa, mas espera que a flecha ficará cravada em algum lugar.”
Nietzsche, Schopenhauer – Éducateur

“... não queria morrer como um animal, queria compreender.”
O muro – Jean-Paul Sartre

“quisera dizer – foi uma bela vida. Mas não se podia fazer um julgamento, pois ela era apenas um esboço; havia o tempo todo a fazer castelos para a eternidade, não compreendera nada.”
O muro – Jean-Paul Sartre

“... algumas horas ou alguns anos de espera dão na mesma, quando se perdeu a ilusão de ser eterno.”
O muro – Jean-Paul Sartre

“é preciso muito mais para intimidar um homem que vai morrer.”
O muro – Jean –Paul Sartre

Como posso saber?


Como posso saber?


As pessoas perguntam: e agora, quais são seus planos? E não consigo lhes explicar que não, não tenho nenhum! Isso parece absurdo concordo. Mas como dizer que procuro simplesmente “seguir o-que-é-comum” (na idéia de Heráclito), ou um “deixa a vida me levar” mais próximo de suas compreensões.
Talvez o fato mesmo de rabiscar estas linhas seja uma busca minha mesmo por um caminho. Mas a idéia é verdadeiramente essa, eu não tenho nenhum plano de “viagem”. Ah, mentira! Dirão que isso é impossível. Só posso dizer que neste momento não é questão de possibilidade ou impossibilidade, simplesmente não tenho planos para além do passeio ao parque de diversões com os alunos, ou o outro à exposição cultural (folclore dos municípios do Estado).
Impossível! Ninguém vive sem metas, sem ambições, planejamento? Porém, devo dizer que é assim que me sinto.
Às vezes penso se estou sendo omisso, displicente... Não sei! Só sei que vou fazendo apenas o que as necessidades mais urgentes pedem. Preparo algumas aulas, esboços de possíveis aulas e me dedico aos meus amigos! Estudantes. Tento pelo menos lhes transmitir um sabor maior, melhor da vida, suas potencialidades. Concurso, empregos futuros, cursos avançados (mestrado)... Não sei!
Acho melhor no momento, acreditar mais do que nunca no “raio fulgurante que a tudo dirige” (novamente Heráclito), ou ainda, aprofundar-me nos pensamentos estóico-orientais e entregar-me aos desígnios do Sagrado, bem ao pé da letra do “seja feira a Vossa Vontade”. Mais do que isso não me cabe.


NiNo Sca

16/08/2005

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008


300

Só quero que vocês compreendam uma coisa. Os espartanos eram “muita treta”! Estilo “tropa de elite” mesmo! Chegavam arregaçando!
É louco você pensar que existiu um povo que vivia em estado permanente de guerra. Que todos os seus valores tinham como ponto máximo a honra e a pátria. Que buscavam a “bela morte” mais que tudo. Os caras não pipocavam na hora da treta. Iam pra cima dando risadas. A glória era morrer em combate e ter o nome levado à eternidade. Eram “descendentes direto de Hércules”.
Os muleques já eram tirados da família com sete anos de idade. Viravam mini-soldados em treinamento. Imagine então quando se tornavam adultos? Pense na vida em um lugar que nem muro tinha, já que viviam prontos pra guerra? Ninguém tem medo de nada não! “Manda vim!”.
Vai sair na mão com um maluco que não tem medo de nada! Vai encarar? Profissão: soldado. Maior sonho: morrer na guerra. Só isso!
Os espartanos encarnariam aquilo que um filósofo chamou de “vontade de poder”. Um povo que se afirma que não teme (nem amarela). Que no momento mais difícil abraça a dificuldade e ri dela. Vai pra cima na resolução. Não fica se lamentando. Ativo e não reativo. Moral do senhor.
“Pela honra, pelo dever, pela glória, nós marchamos”. Isto é Esparta.

Sensei Sca
02/09/2008

É o bixo!!!



Seu TiTo "apontador do jogo do bixo" num momento de descanço na sua atribulada rotina.

Pensamentos

“ Para o homem consciente só havia um dever: procurar-se a si mesmo, afirmar-se em si mesmo e seguir sempre adiante o seu próprio caminho, sem se preocupar com o fim a que possa conduzi-lo.”
Hermann Hesse – Demian


“naturalmente eu pensava como ele e tudo quanto me dizia eu poderia dizer-lhe – esse negócio de morrer não é nada natural.”
O muro – Jean-Paul Sartre


“não queria pensar no que ia acontecer de manhã cedinho, na morte. Aquilo não tinha sentido, não encontrava senão palavras, um vazio.”
O muro – Jean-Paul Sartre

“Imaginem que estou começando a esquecer o seu rosto. E será assim que seremos esquecidos, nós também, um dia”.
As três Irmãs – Tchekhov

“A cada idade, conduta diferente”.
Plauto (254-184 a c.)



Sem superstições


Quase não posso acreditar, Sexta-feira 13. Dia do Jason, gatos pretos e toda essa “quél” (como diria nosso druguesinho Alex).
Não pense que digo isso de maneira desrespeitosa, muito pelo contrário, sou um tanto supersticioso, não consigo me ater por longos períodos ao racionalismo pleno, poderia dizer que tenho “os dois pés na cozinha”, se é que você me entende!
Costumam atribuir ao acaso da data, um poder negativo sobre as pessoas. É o dia que promete encrencas. A não ser que o contrário seja o certo, o dia de maior sorte, afinal o número da sorte do Gastão (e do Zagalo), não é justamente o número 13?
Para mim particularmente o dia da grande sorte e felicidade foi ontem, dia 12, Quinta-feira. Dia em que pude rever uma pessoa muito querida. Minha musa, que mesmo não chamando-se Beatriz com a de Dante, é tão admirada quanto. Um dia que pode ter grandes possibilidades de representar o melhor de toda a vida. E ao retornar ao lar, a frase da folhinha dizia o seguinte: “Dê a maior importância aos pequenos acontecimentos e prazeres do cotidiano”. Algo como: “Meu irmão, quando estiver acontecendo algo de bom, esqueça o resto e viva unicamente aquele momento”.
É aquela antiga questão da sabedoria oriental, viver o presente, afinal o que é a meditação senão anular passado, futuro e deter-se unicamente no presente, no agora. Se conseguíssemos realmente isso poderíamos ter a certeza da inexistência plena de perigos que carrega uma data como a mencionada.

Ps. Bruxas me ajudem, amo uma.
Ps. 2 – “Macacos me mordam”, como diria Popey



NiNo Sca
13/09/2002

Melancolia natalina




Acho a felicidade a coisa mais incrível na vida. O poder que confere à pessoa a capacidade de bem dizer a vida, seja quais forem as suas condições. Pessoas que sorriem para as adversidades e sempre guardam um sorriso e uma boa palavra em qualquer situação que se apresente.
Como diz a música: “Na vida a coisa mais feia, é gente que vive chorando de barriga cheia”. E quanto “choro” eu de barriga mais que cheia!
Não consigo sentir-me feliz com nada neste mundo, sempre triste e melancólico pelos cantos, enquanto quem poderia realmente estar “chorando” por aí, sorri e agradece em oração.
Duplamente desgraçado sou eu, não sei admirar a felicidade que possuo e ainda cobro-me por aqueles que verdadeiramente a merecem. O que me espera na vida?
Há pessoas boas sim, pessoas que merecem o que de melhor a vida poderia dar, e por mais que as situações lhes são adversas nada abala a confiança que têm na providência, no Sagrado.
Pessoas que oferecem bênçãos com amor e que nem ao menos demonstram o mínimo de preocupação para consigo mesmas, não há egoísmo de nenhuma forma, só o outro.
Oh, como me sinto pobre de espírito pela minha incapacidade de alegrar-me verdadeiramente. Como devo magoar aqueles que me são próximos com este meu comportamento. Se ao menos eu conseguisse aparentar o contrário.


NiNo Strapillo
25/12/2003
12:30