segunda-feira, 29 de março de 2010

Obras de Sebo

O ditado: “Não julgue um livro pela capa” é uma ótima metáfora para diversas circunstâncias, mas nunca tão perfeita quando aplicada literalmente. Ao livro, digo!
Fico feliz e sei que tenho um tesouro nas mãos quando encaro uma obra rica em citações sábias. Isso acontece geralmente com os clássicos. Poucos livros hoje em dia conseguem apresentar tamanha profundidade.
E no caso de pegar um livro de segunda-mão e ao começar a lê-lo deparar-me com os indefectíveis traços marcadores pelas suas páginas, tenho ainda a felicidade maior de saber que esta obra passou por mãos (mente) sensíveis.
O grande termômetro para mim de um ótimo livro, é a quantidade de citações que dele retiro. Apenas uns raros dispensam tal trabalho, afinal retirar as “pérolas” seria ter de copiar o livro na íntegra, tamanha perfeição. Poucos, poucos...
Pensar que o livro ao qual me refiro estava numa banca de “saldão” e que o adquiri por um simbólico real! Saber que o seu conteúdo é de valor inestimável! Inacreditável!
O livro ficou empilhado (na fila) por um bom tempo, até que resolvi encarar a leitura e descobrir o rico material nele contido. Quem diria! Apenas um real por tal obra de arte! Vejo nestes momentos que uma rápida visita ao sebo mais próximo de “sua casa” é o suficiente para obter o acesso aos maiores conhecimentos adquiridos pela humanidade e que graças à tecnologia de impressão chega a tornar-se até banal.

TiTo Igatha
30/11/2005

Um comentário:

Vi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.