terça-feira, 24 de março de 2009


Comunista

Outro dia indo para a faculdade, tive a chance de ver uma exposição no Metrô a respeito dos conturbados dias de ditadura. Fotos de momentos marcantes para toda uma geração. Jovens sendo agarrados e presos pelas malhas da lei, em meio a manifestações e comícios.
Andava anestesiado por entre as gravuras, tentando absorver um pouco o espírito daqueles determinados jovens que lutaram para atingir o que temos aí. Bem ou mal!
Não escutei toda a frase, embora o que tenha ouvido já tenha sido válido para que entendesse algumas coisas.
Um homem com uma garota ao lado, passou, olhou e disse: - Olha só. Bem feito, é tudo comunista!

Se tal frase fosse proferida num metrô parisiense, não me espantaria. Povo letrado, político, com forte consciência histórica, ideologia e tudo o mais. Agora, na Estação Bresser? E sem preconceito algum poderia dizer que pela cara do “figura”, sua formação política era daquelas de quem acredita no Maluf e só... Ele com certeza não possuía nenhuma idéia do que acabara de falar. A frase não passou de uma reprodução imediata de um conceito repetido à exaustão. A idéia que lhe surgiu não lhe surgiu, foi implantada por uma máquina que mostra conceitos sem explicá-los, então, quando aquele infeliz exprimiu sua fraca concepção, não queria dizer nada além de um “desordeiro desgraçado”. Ligando a imagem que nos passam de um “comunista” a de um arruaceiro qualquer e também não atentando para o fato de que eles, os comunistas, lutavam contra o regime que o faz pegar um metrô lotado em busca do sustento de sua miserável vida.

Pobre ignorante.

NiNoSca
23/08/1999

Nenhum comentário: