terça-feira, 18 de novembro de 2008

Amar para ser amado

Amar para ser amado

As reclamações dos alunos são sempre as mesmas: “Como ela quer respeito, se não nos respeita?”, “ela acha que dar aula é ficar copiando resumo de livro?”, e assim por diante... É, tenho de concordar com eles! Essas aulas são mesmo um saco!
É que na época da escola eu achava que tinha de ser assim mesmo: copiar mapas na aula de geografia, resumos na aula de história, redações e mais redações e assim por diante. Hoje vejo que a brincadeira é bem diferente. Aula mesmo é outro papo!
Valorizo por exemplo as conversas “extra-classe” com os alunos, conversas que desvendam o que eles têm de melhor. Potencialidades encobertas pelo pó das tradições e da preguiça intelectual de muitos “mestres”.
Talvez peco. Sou antiético falando assim de meus companheiros de ofício? Ou sou antiético agindo contra o interesse maior de quem devo zelar, meus alunos?
Trate o próximo como queres ser tratado. Sim, tudo muito belo na Igreja. Assim se blasfema contra o nome do Senhor não atentando para suas palavras. Não tiro o nome de Deus da boca, mas impreco contra meus próprios discípulos? Grande fé, grande religiosidade, tsc... tsc... Atitudes, ações. Não palavras!
Trato com desrespeito e exijo o seu oposto? Como? Grito e ofendo esperando o respeito e a consideração? Como?
Tá tudo mais para uma lei de Talião – “olho por olho, dente por dente” – do que para certos mandamentos cristãos sempre – e facilmente – lembrados e citados.

NiNo Strapillo
26/10/2004

Um comentário:

korigli disse...

professor disse tuuuuudo agora! é por isso ki a gnt vai te clonar!