segunda-feira, 15 de dezembro de 2008


Conselho sobre a Filosofia

Que conselho posso oferecer a alguém que me pergunta se acho que deve ou não fazer uma faculdade de filosofia? Dizer a verdade? Que vai encontrar uma “pedreira” pela frente, em tudo diferente do programa de filosofia apresentado na Globo pelo Fantástico? Que vai cair de pára-quedas no meio de 2600 anos de história do Ocidente e que não será em nada semelhante a visão romântica que se costuma fazer da matéria? Não sei...
Dizendo isso, a verdade, posso transmitir uma visão pedante e prepotente de que a filosofia é para poucos (não estarei mentindo em absoluto!).
Poderia simplesmente concordar, evitando maiores celeumas e deixar para que a própria pessoa descubra a furada – ou a maravilha – em que se meteu!
Fazer um curso de filosofia é uma coisa, viver a filosofia é outra bem diferente. E é mesmo! Posso encontrar até muitos formados na filosofia, mas muitos filósofos (na verdadeira acepção da palavra) não os encontrarei. Com certeza!
Acabei um livro interessante sobre alguns pensadores, suas teorias e conturbadas vidas. Posso dizer que senti um enorme alívio em reconhecer-me na trajetória de muitos deles. Senti-me menos estranho ao mundo e vi que há “figuras” por aí, sofrendo assim como sofro. Não estou tão só, finalmente!
Será que uma pessoa “normal” conseguiria compreender o tamanho do problema em que estaria se metendo, ou passaria simplesmente pela superfície do verdadeiro embate filosófico? Para estas sim, recomendo um tal hobby.

TiTo Igatha
09/06/2006

Nenhum comentário: