segunda-feira, 8 de dezembro de 2008


300

Só quero que vocês compreendam uma coisa. Os espartanos eram “muita treta”! Estilo “tropa de elite” mesmo! Chegavam arregaçando!
É louco você pensar que existiu um povo que vivia em estado permanente de guerra. Que todos os seus valores tinham como ponto máximo a honra e a pátria. Que buscavam a “bela morte” mais que tudo. Os caras não pipocavam na hora da treta. Iam pra cima dando risadas. A glória era morrer em combate e ter o nome levado à eternidade. Eram “descendentes direto de Hércules”.
Os muleques já eram tirados da família com sete anos de idade. Viravam mini-soldados em treinamento. Imagine então quando se tornavam adultos? Pense na vida em um lugar que nem muro tinha, já que viviam prontos pra guerra? Ninguém tem medo de nada não! “Manda vim!”.
Vai sair na mão com um maluco que não tem medo de nada! Vai encarar? Profissão: soldado. Maior sonho: morrer na guerra. Só isso!
Os espartanos encarnariam aquilo que um filósofo chamou de “vontade de poder”. Um povo que se afirma que não teme (nem amarela). Que no momento mais difícil abraça a dificuldade e ri dela. Vai pra cima na resolução. Não fica se lamentando. Ativo e não reativo. Moral do senhor.
“Pela honra, pelo dever, pela glória, nós marchamos”. Isto é Esparta.

Sensei Sca
02/09/2008

Nenhum comentário: