terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Como posso saber?


Como posso saber?


As pessoas perguntam: e agora, quais são seus planos? E não consigo lhes explicar que não, não tenho nenhum! Isso parece absurdo concordo. Mas como dizer que procuro simplesmente “seguir o-que-é-comum” (na idéia de Heráclito), ou um “deixa a vida me levar” mais próximo de suas compreensões.
Talvez o fato mesmo de rabiscar estas linhas seja uma busca minha mesmo por um caminho. Mas a idéia é verdadeiramente essa, eu não tenho nenhum plano de “viagem”. Ah, mentira! Dirão que isso é impossível. Só posso dizer que neste momento não é questão de possibilidade ou impossibilidade, simplesmente não tenho planos para além do passeio ao parque de diversões com os alunos, ou o outro à exposição cultural (folclore dos municípios do Estado).
Impossível! Ninguém vive sem metas, sem ambições, planejamento? Porém, devo dizer que é assim que me sinto.
Às vezes penso se estou sendo omisso, displicente... Não sei! Só sei que vou fazendo apenas o que as necessidades mais urgentes pedem. Preparo algumas aulas, esboços de possíveis aulas e me dedico aos meus amigos! Estudantes. Tento pelo menos lhes transmitir um sabor maior, melhor da vida, suas potencialidades. Concurso, empregos futuros, cursos avançados (mestrado)... Não sei!
Acho melhor no momento, acreditar mais do que nunca no “raio fulgurante que a tudo dirige” (novamente Heráclito), ou ainda, aprofundar-me nos pensamentos estóico-orientais e entregar-me aos desígnios do Sagrado, bem ao pé da letra do “seja feira a Vossa Vontade”. Mais do que isso não me cabe.


NiNo Sca

16/08/2005

Nenhum comentário: