sábado, 29 de novembro de 2008

Feliz Natal seu Mendigo



Feliz Natal, seu mendigo!
Aquele figura bem que poderia ser o Papai-Noel. Tá certo que um jovem Noel. Não tinha idade suficiente para as longas barbas brancas, mas estas, ruivas, demonstravam a origem nórdica do estranho. Onde andariam as renas???
Seus cabelos eram curtos e ruivos, assim como a barba. Figura interessante!
Mas estranho! Sua figura aparentava algo de dissonante. Andar cambaleante, roupas puídas...já sei. Não é Papai-Noel coisa nenhuma, mas sim um pobre e miserável mendigo.
Coisa admirável para estes lados, um pedinte (se bem que nada pedia!) de tais paragens!!! Por isso facilmente confundido com Papai-Noel.
Pronto, desfeito o engano! Descobri porque da confusão. Algumas casas adiante, a dona estava atarefada preparando os grandes enfeites natalinos. Luzes, bolas, bonecos... pensei então que talvez esse “ajudante” de Noel estava chegando para dar uma “mãozinha”!
Mas não mesmo! Que nada! Precisava ver a cara da dona da casa quando viu o pobre homem aproximar-se. Fugiu literalmente para dentro da casa! Seu medo obliterou as possíveis associações de imagem. Nada de Noel, apenas um – talvez perigoso – vagabundo.
Todo seu trabalho foi em vão. Seus enfeites são apenas para seus pares. Simples ostentação. Não dizem nada do espírito da data, do sentido profundo e verdadeiro de fraternidade.
NiNo Strapillo
01/12/2004

Nenhum comentário: