sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ao cão amigo


Ao cão amigo

O cão apareceu acompanhando as alunas que brincaram com ele pelo caminho. Olhar de “help me, please!”. Surgiu com olhar suplicante daqueles que não podem resolver os problemas por si mesmos (dependem de nós). Comendo grama e tomando água (o que já demonstrava o tamanho da sua fome). Virando de barriga pra cima e abanando o rabo (o que transmitia o tamanho de sua carência). Mas mesmo com o protesto dos alunos que pediam pela sua “adoção”, ele foi expulso. Mesmo com o comprometimento dos estudantes, ele foi expulso.
Pesquisa realizada numa penitenciária norte-americana mostrou que os presos beneficiados com a presença de um animal de estimação, demonstraram comportamento diferenciado. Diminuíram os números de violência e outros delitos. Os presos compartilhavam sua dor com os animais e isso os ajudava na sociabilidade, resignação e respeito mútuo.
Na escola é diferente, afinal estamos aqui pra aprender (só não compreendo ainda o quê?).
Proibido animais de estimação no recinto escolar (mesmo que esse recinto tenha muito verde e espaço abandonado!). Animais só os da casa, que devem obedecer de orelha baixa e fazer xixi quando ordenados.
Depois querem que ensinemos o respeito pela natureza, pelo próximo... Que mentira! Tudo no papel, não na prática. Jogue o cão para a rua e venha aprender sobre respeito, garoto! “Ah professor, deixa ficar com o cãozinho?”. “Não! Onde já se viu! Aqui é lugar de aprender, não de cuidar de bicho!”. “2+2=4”. “Ética significa...???”. Não sei. Isso não me diz mais nada.
Perdão por não ter feito nada.
Vamos continuar a nossa mentira, vocês fingem que aprendem e eu finjo que ensino. Lição que não se pratica, não existe.

Sinceramente
20/08/2008

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Pro esse texto tem tudo a ver comigo né?!?!?!!?!?
Eu lembro daquele cachorrinho lindo, ai pro mas no futuro quando eu tiver minha ong vc me ajuda ta!!!!!
Eu sou sua fã pra sempre...
te amo

Seu TiTo disse...

Aí Laninha...
Essa é a história daquele dog que apareceu na escola mesmo...
Beijos