segunda-feira, 1 de dezembro de 2008


Santuário de Helicon

A lenda é grega, mas pode facilmente ser “convertida” para o catolicismo:
Depois que Deus acabou de criar o mundo, ficou muito feliz com a obra, mas sentia que algo estava faltando. O que seria?
- Ah, já sei! – talvez tenha pensado Ele – o que falta é a palavra laudatória. Aquela que descreve a beleza, a criação... e assim ela está criada!
Assim nasceram as musas, as nove filhas de Zeus e Memória (Mnemosyne). As responsáveis pelas boas idéias, boas vibrações (good vibrations), para que os simples mortais pudessem melhor descrever e tentar minimamente transmitir alguns aspectos do Sagrado. A beleza do Divino.
As divinas musas habitam o grande monte Helicon e lá dançam e cantam em volta da sagrada fonte. Participam e animam o banquete dos deuses e partem pela noite encobertas pelo divino véu, espalhando a inspiração aos seus suplicantes, que tocados pela graça, desenvolvem suas artes em nome Daquele que a tudo dirige.
Calíope (poesia épica), Clio (história), Euterpe (música), Erato (poesia lírica), Terpsícore (dança), Melpomene (tragédia), Talia (comédia), Polímnia (Hinos Sagrados e Urânia (astronomia).
Peçamos a elas com humildade e respeito para que guiem nossos passos nas sendas da arte.

NiNo Strapillo
31/12/2004

Nenhum comentário: